Adélia Prado é tema de prosa literária no Gabinete de Leitura

A maior poetisa brasileira viva é tema da próxima prosa literária, que será realizada no próximo sábado, 16, no Gabinete de Leitura, das 15 às 18 horas. O evento é organizado pela Sociedade Vozes Literárias, vinculada à Academia de Letras Rio-clarense – Alerc-SP, que reúne quinzenalmente dezenas de pessoas interessadas em literatura, escritores ou não. O evento é aberto ao público, gratuitamente.

A escritora, considerada a maior poetisa viva do Brasil, em 2024, tornou-se a terceira escritora brasileira a receber o prêmio Camões em 35 anos e, em julho último, recebeu o prêmio Machado de Assis, pela Academia Brasileira de Letras.

Nascida em Divinópolis–MG, é escritora, professora, filósofa, romancista e contista brasileira. Com 88 anos, Adélia Prado já recebeu vários prêmios, incluindo o Jabuti de Literatura (1978), o ABL de Literatura Infanto-juvenil (2007), e o Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), dentre outros.

Autora de vários livros de poesia, romances e contos, Adélia Prado se destaca, porém, com suas poesias, onde a poetisa celebra o cotidiano feminino, consagrando-se como uma das principais vozes femininas da literatura contemporânea brasileira.

Dentre os poemas mais famosos de Adélia Prado, podemos citar “Impropérios”, “Grande desejo”, “Desenredo”, “Mulheres”, “A catecúmena”, “O espírito das línguas”, “Poema esquisito”, “Bilhete em papel rosa”, “Lápide para Steve Jobs” e “O ditador na prisão”.

Entretanto, um de seus principais poemas é “Dona doida”, do livro Bagagem, um pequeno poema com traços narrativos, que promove o encontro imaginário de duas gerações, seguido por “Com licença poética”, também da obra Bagagem.

Sobre a “Prosa Literária”

A “Prosa Literária” tem como orientador o professor Leci Generoso, que transita pela área de literatura com muita experiência e conhecimentos, tornado o evento um momento de aprendizagem prazeroso e importante para quem gosta de ler e/ou escrever.

Durante a primeira parte do encontro, estuda-se obra e vida do escritor escolhido, e todos podem apresentar textos e poesias do autor. Já a segunda parte, é focada nos escritos dos próprios participantes, que apresentam seus trabalhos de forma oral para conhecimento dos presentes.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.