Solte suas emoções em suas criações literárias

A oficina “Workshop de Escrita Terapêutica – As Emoções como Ferramenta Literária” será realizada no sábado (23) das 8h30 às 11h30, no Gabinete de Leitura, localizado na Avenida 4, número 427, entre as ruas 5 e 6, no Centro. A atividade tem inscrições limitadas e será ministrada por Damaris Bortolozi para interessados com idade acima de 14 anos, a custo zero. O candidato deverá levar caderno, caneta, lápis e borracha.

O principal objetivo é explorar a importância das emoções na experiência humana e na criação artística, discutir como as emoções podem ser utilizadas como ponto de partida para a escrita literária, e terá como atividade exercício de escrita. Tem como conteúdo pragmático:

Parte 1: Explorando as emoções através da escrita; parte 2: Transformando emoções em histórias; parte 3: A escrita terapêutica como ferramenta para o desenvolvimento literário.

A metodologia utilizada no workshop proposto é predominantemente experiencial e participativa. Isso significa que os participantes são convidados a vivenciar a escrita terapêutica por meio de exercícios práticos, em vez de apenas receberem informações teóricas.

No encerramento, o workshop oferece conteúdo teórico em PDF, os agrupamentos das histórias, bem como fotos e material reunidos numa revista/livreto em PDF (prazo de entrega desse material 30 dias após o workshop).

A atividade faz parte do cronograma da Lei Aldir Blanc, desenvolvido pela Academia de Letras Rio-clarense-Alerc-SP, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Inscrições: para se inscrever basta acessar o link: https://forms.gle/2e5btkkaDh5P2hEP6

Mais informações: Caso precise de mais informações ou tenha alguma dúvida a respeito da atividade, entre em contato no WhatsApp (19) 99285-8478.

A Academia 

A Academia de Letras Rio-clarense (Alerc-SP) é uma instituição recém-formada que congrega diversos nomes da atividade literária da cidade, com o intuito de promover a cultura na cidade no segmento da literatura, por meio de produção de livros, saraus e oficinas, por exemplo. Ao mesmo tempo, ela resgata e celebra os escritores da cidade, do passado e do presente, imortalizando suas obras e contribuições para a cultura local. 

O primeiro passo para a formação da instituição foi dado em 7 de maio de 2024. Como forma de comemorar a revitalização do Gabinete de Leitura, foi dada a largada para a construção deste grande sonho dos escritores rio-clarenses: a criação de uma academia de letras para os autores da cidade. 

 Sobre Damaris Bortolozi

Jornalista, estrategista de Marketing e futura Psicóloga, Damaris Bortolozi possui uma vasta experiência em comunicação e desenvolvimento humano. Com formação em Liderança, Análise Comportamental e atuação em diversas áreas como vendas, marketing, produção e rádio, ela irá guiá-lo nesta jornada de autoconhecimento e expressão criativa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.