Alerc promove Oficina de Crônicas gratuita no Gabinete de Leitura

Com o título “Eu juro que vi” a oficina faz parte do cronograma da Alerc-SP, com patrocínio da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

A Academia de Letras Rio-Clarense – Alerc-SP, realiza a Oficina de Crônicas “Eu juro que vi!” no dia 27 de setembro, sábado, das 9 às 12 horas, no Gabinete de Leitura. A Oficina é gratuita e leva um tema que remete a repensar a Cidade Azul com suas cenas inusitadas, incentivando o sentido de pertencimento dos participantes.O objetivo da escritora, com esta oficina, é repassar conhecimentos adquiridos na escrita de crônicas, seu tipo de escrita preferida, mister que desenvolveu por dez anos, quase que diariamente, nas colunas do Jornal Cidade, ganhando inúmeros leitores, nas mais diversas faixas etárias.

Segundo Nilce, “escrever crônicas é reverter seus sentidos no diálogo com as cenas da vida, em seu cotidiano”, diálogo esse este que amplia e reforça os laços com a cidade, conhecida como Cidade Azul.

Rio Claro já foi tema do último livro da autora, “Vesti Azul: Crônicas Escolhidas”, lançado recentemente no prédio centenário do Gabinete de Leitura, que abriga a Biblioteca Lenyra Fracarolli e, desde 2024, é sede também da Academia de Letras Rio-clarense – Alerc-SP.

O evento faz parte do cronograma de eventos organizados pela Alerc-SP, com patrocínio da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Sobre a ministrante:

Nilce Franco Bueno é jornalista, cerimonialista, editora, escritora e presidente da Alerc-SP. Veio para Rio Claro com 9 anos e aqui estudou e viveu até o momento, literalmente “vestindo azul”, pois se considera cidadã rio-clarense.

Neta de índios que povoam a região da cidade de Arealva-SP, próxima de Bauru, Nilce dedicou-se ao comércio e mais tarde ao jornalismo, atuando em diversos jornais da cidade, sendo dez anos no Jornal Cidade, onde assinou diversos projetos e colunas, dentre eles o Suplemento Infantil Cidadinha, do qual foi editora por muitos anos.

Escreve desde adolescente, e mais tarde publicou o livro de poemas ilustrado por Nathália Turolla: “Versos no Avesso”, seguido por “Alquimia do Amor, da Vida, da Solidão, da dor”, com poemas mais maduros.  No início de 2025 publicou o livro “Vesti Azul – Crônicas Escolhidas”, que pode ser adquirido pelo site www.alercsp.com.br

Serviço:

Evento: Oficina de Crônicas “Eu juro que vi”

Data: 27/09/2025 – sábado – Das 9 às 12 horas

Local: Gabinete de Leitura

Endereço: Avenida 4 n° 427 – Entre as ruas 5 e 6

Custo: Zero

Informações e Inscrições: WhatsApp 19 99810-5616


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.