
A Academia de Letras Rio-clarense – Alerc-SP realizou, no último sábado (19 de Abril), o lançamento simultâneo de três livros: Ensaios na Madrugada, pelo escritor Andrei Guimarães Pinto, e dois livros do escritor Millo Ribeiro, Presenças e A Porta e o Tempo.
O sarau contou com apresentação de poemas dos autores, pelos integrantes da Sociedade Vozes Literárias, intercalados pela boa música de Jedias Hertz, que encantou a todos com apresentações de MPB e Folk.

O evento foi realizado no Gabinete de Leitura com a presença de escritores e demais interessados, que puderam apreciar os livros dos autores e da noite de autógrafos. O escritor Andrei Guimarães Pinto não esteve presente por motivo de saúde, mas delegou o lançamento à Alerc, da qual é acadêmico fundador. Foi representado pelo acadêmico Bruno Pires de Oliveira, que cuidou de apresentar o seu livro e por seus pais Leda Regina De Moura Guimarães Pinto e Edson Pinto.

Organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, o evento contou com apoio cultural da Floricultura Rosas de Saron e Casa Ferruccio.

Ensaios na Madrugada é um livro que não se limita apenas a um gênero literário. Não é só um livro de poesias, aventura-se pelas crônicas, pelos contos e nanocontos. O título remete às noites em claro, onde a inspiração flui e as palavras fazem companhia. É um livro onde as memórias afetivas transbordam e os sentimentos afloram, perpassando por todas as épocas, da infância à vida adulta. Também faz menção a coisas simples do cotidiano, como a “Feira de São Benedito”, descrita com detalhes, enaltecendo suas cores e os sabores. Os nanocontos rurais flertam com a vida simples do campo e o contato mais íntimo com a natureza. As crônicas versam sobre temas variados, da conjuntura política atual a personagens do esporte, como o tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O conto “Aniversário de Jesus” mostra o Filho de Deus humanizado e curioso, dois mil anos depois de sua passagem pela Terra.

O livro Presenças, de Millo Ribeiro, escrito em prosa, revela o mundo do mistério sobre os milagres e procura numa linguagem simples, sem macular os dogmas da igreja, tornar essa revelação mais pura, colocando o leitor como um cúmplice do amor entre pai e filho, os quais, sem a presença da mãe e esposa na família, passam por um momento crucial em suas vidas.

Já no livro A Porta e o Tempo, também de Millo Ribeiro, o autor mescla poesia e prosa, se pergunta e se revela: “O que fazer quando as palavras invadem o nosso interior e aninham-se entre sentimentos e sonhos? Não há como lutar contra a inspiração se ela está entranhada em tudo o que nos cerca e teima em permanecer viva nos versos que afloram nos pensamentos e atitudes, provocadas pelo encontro de nosso ser com a fragilidade de estar vivo e pertencer a essa vida complexa e carregada de desafios e incertezas. Quando as palavras se juntam e tomam a forma de poesia, é a recompensa de aceitarmos esse sentimento e deixarmos que ele tenha seu lugar no íntimo, perpetuando a força e a resistência para enfrentar os percalços e continuarmos essa luta que só Deus sabe quando terminará.”

Serviço:
Presente para as mães
Os livros lançados pela Alerc-SP são ótimas sugestões para presentear as mães, uma vez que o Dia das Mães se aproxima, e um livro leva às pessoas a leveza e o encanto da poesia e do cotidiano comum a todos. Adquirindo um livro da Alerc-SP, além de incentivar escritores locais, você estará contribuindo para a manutenção da Academia, recém-criada. Para conhecê-los e adquiri-los, acesse o link https://alercsp.com.br/publicacoes/

Deixe um comentário