No último dia 7 de maio, para comemorar a Revitalização do Gabinete de Leitura, foi dada a largada para a construção de um sonho dos escritores rio-clarenses: a criação da Academia de Letras Rio-Clarense.
Mais de 60 escritores e outros envolvidos da área cultural estiveram presentes para comemorar a revitalização do espaço e fortalecer a literatura do município. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Cultura.
Além dos convidados que atenderam ao chamado, estiveram presentes os representantes da Secretaria Dalberto Christofoletti, Cláudia Guilherme e Nilce Franco Bueno, como agente cultural.
Na oportunidade, foi proposta a criação da Academia contemporânea de Letras Rio-Clarense/ALERC-SP. A previsão é que, além de homenagear escritores imortais, ela conte com uma plataforma para escritores e outras formas de arte que se interligam, com projetos inovadores para cada área, como o Grupo de Literatura, que já ocupou o espaço por muitos anos, primeiro como Centro Literário Rio Claro – CLIRC, e depois como Centro Literário Ipsis Litteris.
A reforma do local promoveu a revitalização do prédio histórico, proporcionando espaço mais amplo e confortável para o atendimento aos usuários e desenvolvimento de ações culturais, como o encontro de escritores.
Agora, a bola está conosco, escritores, poetas e demais pessoas ligadas à área. O Grupo de Literatura realiza a terceira reunião neste sábado (22) e, paralelamente, foi criada uma Comissão de interessados na criação da ALERC, que se reunirá pela terceira vez em 29 de junho, sempre às 15 horas, no Gabinete de Leitura.
Os grupos de trabalho, formados durante a primeira reunião, estão na ativa e ansiosos para construir este sonho. Este perfil no Instagram é um dos primeiros frutos do trabalho do Grupo de Comunicação da ALERC-SP.
Seja bem-vindo! Leia, saboreie, compartilhe! E se puder colaborar com a construção deste patrimônio histórico e imaterial, entre em contato conosco: contato@alercsp.com.br
O trem da história está passando por Rio Claro, e só passa uma vez! Tome assento e participe dessa construção cultural inédita e única em nossa cidade!
Deixe um comentário