Lançamento duplo marca início das atividades da Academia de Letras Rio-Clarense

A Academia de Letras Rio-Clarense (Alerc-SP) realizou no dia 26 de outubro de 2024 o lançamento dos livros de poemas “Amor Pálido”, de Lucas Plancke, e “Escute o Silêncio”, de Jonathan Clóvis dos Santos. A atividade contou com noite de autógrafos, sarau de poesias interpretadas pelos integrantes da Sociedade Vozes Literárias e apresentações do coral Magnum Cantorum e dos músicos Sidnei (saxofone) e Gustavo e Millo Ribeiro (violão). 

O evento, que marcou o início das atividades da Academia de Letras, foi realizado no Gabinete de Leitura, e contou com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB,  Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Nexus Treinamentos, Restaurante Seu Bentô, Floricultura Rosas de Saron e Construtora Rodrigues Penteado.

“Essa noite foi muito importante para mim, pois foi a realização de um sonho. Eu saí do amadorismo e posso dizer que me tornei um escritor profissional com esse lançamento. Tudo o que aconteceu foi maravilhoso, e, agora, esperamos outros eventos para que novas janelas se abram para nós, que somos pioneiros em uma instituição tão importante como a Alerc-SP”, conta Lucas Plancke, um dos autores da noite e acadêmico fundador da instituição.

Para Jonathan Santos, que também teve sua obra lançada na noite e também é membro fundador da Alerc-SP, a lembrança que ele leva dessa noite é a gratidão. “Sou muito grato à Alerc-SP por proporcionar todo esse movimento literário, no qual a gente tem oportunidade de apresentar nossa obra e também gostaria de agradecer a todos os participantes e a todos os acadêmicos envolvidos nesse dia tão importante”, diz Santos.

Jonathan Santos e Lucas Plancke durante o lançamento realizado no Gabinete de Leitura. Foto: Samay Magalhães/Divulgação Alerc-SP

Rosa Acassia Luizari, acadêmica fundadora e 1ª Secretária da instituição, é responsável por assinar o texto das orelhas das duas obras lançadas no último sábado. Rosa, que também é pedagoga, afirma que o evento possui significados de valor tanto para a Alerc-SP quanto para Rio Claro. “O lançamento de livros e os saraus literários fazem surgir um espaço de visibilidade para os escritores locais, portanto, fortalecendo a identidade cultural da cidade. Esse tipo de evento provoca a curiosidade pelo hábito de leitura e pela criação literária não apenas daqueles que já atuam nesse campo, mas também de novas gerações de escritores e artistas. O município é favorecido por um ambiente cultural mais vivo e mais diversificado, que poderá acolher em um futuro maior número de eventos dessa natureza”, conta. 

Ela ressalta ainda que a realização de um sarau junto a um lançamento reforça a importância do patrimônio imaterial da cidade. “O ato de ensinar as pessoas a reunir-se para a celebração da literatura, seja a partir da leitura, seja da apresentação, é um dos modos de colaborar com a manutenção de tradições culturais e artísticas. A participação da população em eventos assim estabelece laços entre os cidadãos e suas instituições culturais. Para a Alerc-SP, esse tipo de evento poderá aumentar seu apoio da parte da comunidade e assegurar maior engajamento nas suas atividades futuras. O lançamento de livro, principalmente se for de membros da própria Academia ou de escritores locais, evidencia o talento da cidade. Para os autores, esta noite poderá representar um marco de produtividade e incentivo à produção de novos livros”, finaliza.

Futuros lançamentos
A Alerc-SP deverá realizar mais três lançamentos até o fim de 2024. Entre os títulos estão Versos de Vitrine, de Kauan Sabino  & Vinícius Teófilo;  Vesti Azul, de Nilce Bueno Franco Bueno e Casos, descasos e pouco caso, de Milo Ribeiro. Os eventos serão realizados no Gabinete de Leitura, situado à Avenida 4 nº 427 (entre as ruas 5 e 6) e as datas serão divulgadas posteriormente nas redes sociais da Instituição.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.