Contos
-
O dente do juízo nasceu!
Aos trinta anos percebo que pouco sei, mas se comparado ao passado aprendi um bocado. Sensações e sentimentos que já foram tormentos, agora são risadas, lembranças passadas. A impulsividade tornou-se motivo de saudade, pois já não tenho mais tanta coragem de agir sem pensar… talvez não seja coragem, talvez seja o bom senso invadindo a…
-
A estrela Luz Maria
Luz Maria era a mais velha de três irmãs, que moravam com o pai e a mãe em Punta Negra, cidade do interior do Peru. Na véspera de Natal, a mãe de Luz Maria a chamou e disse-lhe: — Pegue um pedaço de pão e coloque na sacola de pano. Coloca esse cachecol em volta…
-
A estrela Luz Maria
Luz Maria era a mais velha de três irmãs, que moravam com o pai e a mãe em Punta Negra, cidade do interior do Peru. Na véspera de Natal, a mãe de Luz Maria a chamou e disse-lhe: — Pegue um pedaço de pão e coloque na sacola de pano. Coloca esse cachecol em volta…
-
Onze primaveras
A vida da garota Stella sempre foi cheia de sonhos e expectativas. Desde pequena, ouvia sua mãe e todos ao seu redor falando sobre como ela estava crescendo rápido, realmente sempre foi maior que as colegas, mas agora não era em estatura e sim em desenvolvimento, e já era nítido que logo deixaria de ser…
-
Raízes que floresceram
O ano era 1880 e as famílias, por circunstâncias de sobrevivência, tiveram que deixar para trás toda vida que tiveram na Europa, seus berços, em busca de realizarem o maior sonho que ousaram sonhar, ter uma vida melhor. Venderam seus pertences para juntarem recursos e partiram, com os corações explodindo de esperança. A viagem foi…
-
Infância (curta)
– Bate duas vezes e volta aqui. Regra simples, movimentos rápidos. A brincadeira continuava. Cada volta era um ponto, mas o outro grupo também ganhava e a velocidade determinaria quem ganhava. – Acabou. Vencemos! Somos nós que dormimos na cama. Com o irmão mais novo, antes do sono vir, perscrutava os veios deixados no chão…
-
Interessante recomeçar
Com o barulho das sirenes de viaturas em perseguição, despertei zonzo, com pequena dor no pescoço. Olhei para mim e vi que estava sujo, jogado ao fundo de um beco escuro, ladeado por muros altos encimados por grades melancólicas. Os prédios escuros ao lado indicavam que não havia movimentação por perto. O silêncio era sutil,…
-
Papo de escritório
No escuro da sala, sobre a mesa de trabalho, um grampeador punha-se a discutir sua plástica e metálica existência com uma tesoura de cabo preto e corte já a cegar. Ficou pensando em quanta porcaria teria juntado com seus grampos, quando documento inútil na forma de papel. A tesoura, triunfante, afirmava que era a responsável…
-
De branco, só a noiva?
O barulho da festa já está fraco e distante, são três horas e quinze da manhã. Poucas pessoas foram deixadas lá, ainda tinha salgados, bolo e champanhe. Eu me pergunto o que eu faço aqui, sentada nesse balanço do parquinho, e nem vi onde eu estava sentada. Meu pensamento está longe agora. Onde ele está?…
-
Diálogo entre o Natal e o Ano Novo
Era uma noite fria e estrelada, e o Natal estava se preparando para se despedir do mundo. Ele tinha trazido muita alegria e esperança para as pessoas, mas sabia que seu tempo estava acabando. Ele olhou para o céu e viu uma estrela brilhante se aproximando. Era o Ano Novo, que vinha para tomar o…