Contos

  • O soldado de mochila

    Foi numa conversa despretensiosa e corriqueira com um querido amigo, que ouvi a frase intrigante “Deixe o pacote comigo, na rua onde tem a estátua do soldado de mochila! Trabalho lá”. Estranhei a localização, pois a única estátua de soldado que conhecia, era aquela em homenagem ao soldado desconhecido, em referência aos combatentes de Rio…

  • O frasco de arnica

    Salvo engano, em dois mil e dezessete, chegando para visitá-lo, o encontro sentado a macerar uma plantinha de um verde intenso. Passo a observar-lhe os movimentos, enquanto seu semblante, demonstra que está a refletir sobre tempos idos. Pergunto-lhe, então, “Vô, o que está fazendo?” Recebo como resposta, o silêncio. Assim, compreendo que em silêncio também…

  • O dente do juízo nasceu!

    Aos trinta anos percebo que pouco sei, mas se comparado ao passado aprendi um bocado. Sensações e sentimentos que já foram tormentos, agora são risadas, lembranças passadas.  A impulsividade tornou-se motivo de saudade, pois já não tenho mais tanta coragem de agir sem pensar… talvez não seja coragem, talvez seja o bom senso invadindo a…

  • A estrela Luz Maria

    Luz Maria era a mais velha de três irmãs, que moravam com o pai e a mãe em Punta Negra, cidade do interior do Peru. Na véspera de Natal, a mãe de Luz Maria a chamou e disse-lhe:  — Pegue um pedaço de pão e coloque na sacola de pano. Coloca esse cachecol em volta…

  • A estrela Luz Maria

    Luz Maria era a mais velha de três irmãs, que moravam com o pai e a mãe em Punta Negra, cidade do interior do Peru. Na véspera de Natal, a mãe de Luz Maria a chamou e disse-lhe:  — Pegue um pedaço de pão e coloque na sacola de pano. Coloca esse cachecol em volta…

  • Onze primaveras

    A vida da garota Stella sempre foi cheia de sonhos e expectativas. Desde pequena, ouvia sua mãe e todos ao seu redor falando sobre como ela estava crescendo rápido, realmente sempre foi maior que as colegas, mas agora não era em estatura e sim em desenvolvimento, e já era nítido que logo deixaria de ser…

  • Raízes que floresceram

    O ano era 1880 e as famílias, por circunstâncias de sobrevivência, tiveram que deixar para trás toda vida que tiveram na Europa, seus berços, em busca de realizarem o maior sonho que ousaram sonhar, ter uma vida melhor. Venderam seus pertences para juntarem recursos e partiram, com os corações explodindo de esperança. A viagem foi…

  • De branco, só a noiva?

    O barulho da festa já está fraco e distante, são três horas e quinze da manhã. Poucas pessoas foram deixadas lá, ainda tinha salgados, bolo e champanhe. Eu me pergunto o que eu faço aqui, sentada nesse balanço do parquinho, e nem vi onde eu estava sentada. Meu pensamento está longe agora. Onde ele está?…

  • Um Natal sem chaminé

    Ela já não acreditava em Papai Noel. Como ele poderia entregar algum presente para quem morava em apartamentos? Além disso (pensou ela), aqui não tem nenhuma chaminé. Sua casa, um pequeno apartamento no décimo andar de um prédio cinzento, parecia tão distante daquela imagem idílica de Natal que ela via nos filmes: casas de madeira,…

  • Anjos sem asas

    Dizem que anjo é alado, mas este não era. Meu relógio marcava duas horas da manhã quando ele adentrou o quarto do Pronto Socorro, onde três pacientes aguardavam serem tratados, e mostrou, sem qualquer ruído ou marcas de asas, o que é ser anjo, de fato. Eu acompanhava minha mãe, que estava naquele quarto por…