Crônicas
-
Tio Luiz
Quando eu tinha sete ou oito anos, a minha família me levava na Clínica Antônio Luiz Sayão em Araras, aonde meu tio Luiz era interno. Ele tinha deficiência intelectual, mas eu nunca soube ao certo o que era. Talvez microcefalia. Ele era irmão da minha avó Tereza e a família optou por interná-lo, porque em…
-
A Bruxa da Montanha
Miserável e decadente é a vida que não nos permite ficar ao lado da pessoa que amamos. A prioridade semanal é o trabalho, longe de casa. O casamento é secundário, ocorre após às dezoito com o tempo que sobra, migalhas que caem da mesa (antes da mundial revolução trabalhista dos anos 30 era pior). Não…
-
Quando o mundo conspira a nosso favor
Você já percebeu que, por diversas vezes em sua vida, teve uma ideia semelhante ou complementar em algum projeto, e pensou ser coincidência? Não se surpreenda se, assim como eu, não criou nada, deixando passar o momento valioso à sua frente. Isso acontece com você, acontece comigo e com a maioria das pessoas, quando não…
-
O Alicate de Bartolomeu
A palavra alicate é muçulmana. Nasceu na península arábica e foi parar em outra, a ibérica, porque os árabes dominaram meio mundo com sua expansão militar, que contornou o norte da África e entrou na Europa através da região hoje chamada Portugal. Se não fosse pelos germânicos francos, devotos de Odin convertidos ao cristianismo, mal…
-
Empréstimos da vida
De todos os empréstimos que a vida nos faz, o mais difícil de todos é o empréstimo dos filhos. E o pior é que demoramos para cair na real e vermos que são apenas empréstimos. Inicialmente, achamos que são presentes da vida para que nos completemos, para serem nossos receptáculos de sonhos e ambições, para…
-
A medusa que existe em nós
Desde adolescente senti o peso da solidão. E sei que não estou sozinha nessa barca. Creio que ela nasce com a gente, enrosca-se em nosso viver como uma medusa de mil cabeças, por cujos olhos espiamos a vida passar, sem ter coragem de vivê-la plenamente. E a gente vai espiando, espiando, mas fica de longe,…
-
Um aperitivo
Se nesse exato momento você abrir um livro didático de história, em qualquer escola pública de Rio Claro, encontrará a vergonhosa denúncia de que nos Estados Unidos, na África do Sul e na Alemanha nazista vigoraram apartheids raciais baseados em hediondas teorias racistas surgidas entre os séculos XIX e XX. Mas não achará, mesmo que…
-
Relação do Piloto Anônimo – 1@ parte: de Portugal a Porto Seguro (Bahia)
Hoje apresentarei a quarta e última certidão de nascimento do Brasil: a Relação do Piloto Anônimo. E já no título surge a grande questão sobre quem a escreveu. O tradutor desta versão – o professor de História Jean M. C. França – respondeu que a hipótese mais aceita é a do Professor William Greenlee que,…
-
Gratidão à vida
Li uma vez que, para a realização pessoal nessa vida é preciso ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Filhos, eu os tive, frutos do amor. Árvores, plantei algumas, curto plantas e flores e me dedico a elas. Livros eu os leio com interesse e prazer. Na simplicidade dessa trilogia: filhos, árvores…
-
O mar
O mar me inspira canções, poemas… Quando vislumbro a imensidão e beleza extasiante, lembro-me da narrativa de Eduardo Galeano que diz sobre o deslumbramento do menino em frente ao mar pela primeira vez. Trêmulo pede ao pai: “me ajuda a olhar?” Entendo o menino. Para olhar para o mar, apenas o sentido da visão não…