Crônicas

  • A vida é trem-bala, parceiro!

    Algumas semanas atrás me surpreendi ao deparar-me, no canal da Netflix, com um filme deveras inesperado: Mamonas Assassinas – O impossível não existe. Um filme com nome muito estranho para os jovens de hoje, mas muito significativo para as pessoas mais velhas. O filme conta a história de um grupo musical irreverente e divertido, que…

  • A fila do abraço 

    Quem dentre nós não gosta de um abraço?  Duvido que exista!  Mas se alguém afirmar que não gosta, pode ser, como provavelmente é, que ainda não o saiba fazer. Sim, existem pessoas que não sabem dar um bom abraço. Claro, não por maldade ou má vontade. Provavelmente, pelas correrias da vida. Estou falando daquelas pessoas…

  • Aniversário?

    Me dei de presente a Academia Brasileira de Letras e o gabinete real de Leitura Aniversário é sempre um momento estranho. Há quem comemore com festa, bolo, velas e aquele coral afinado de “parabéns pra você” que, invariavelmente, termina em gargalhadas. Há quem prefira o silêncio, fingir que o dia não existe e se esconder…

  • A ascensão das neoblácitas e o despertar de Neoterra

    Em um futuro não muito distante, em um planeta chamado Neoterra, surgiu uma nova espécie que mudaria para sempre o curso da história: as neoblácitas bebês. Elas não eram como os humanos comuns. Eram seres criados a partir da fusão da tecnologia mais avançada com a essência pura da vida. Tudo começou em um laboratório…

  • Do bebê reborn ao morango do amor: o meme como espelho da nossa cultura superficial

    Na era da repetição infinita, será que ainda conseguimos enxergar o que há por trás da piada? A pergunta ecoa em um mundo onde a velocidade da informação atropela o significado. O meme, esse fenômeno onipresente, é a manifestação mais clara desse atropelo. Vivemos num tempo em que tudo — absolutamente tudo — pode virar…

  • Panem et cetera

    Se tem uma coisa que realmente eu sei fazer bem, com alma e paciência, é forjar no trigo o milagre do pão. Não é apenas uma habilidade que desenvolvi com o tempo — é quase um ofício sagrado, algo que se aperfeiçoa com dedicação e que carrega uma dose de encanto. Fiz até um curso,…

  • Tio Luiz

    Quando eu tinha sete ou oito anos, a minha família me levava na Clínica Antônio Luiz Sayão em Araras, aonde meu tio Luiz era interno. Ele tinha deficiência intelectual, mas eu nunca soube ao certo o que era. Talvez microcefalia. Ele era irmão da minha avó Tereza e a família optou por interná-lo, porque em…

  • Quando o mundo conspira a nosso favor

    Você já percebeu que, por diversas vezes em sua vida, teve uma ideia semelhante ou complementar em algum projeto, e pensou ser coincidência? Não se surpreenda se, assim como eu, não criou nada, deixando passar o momento valioso à sua frente. Isso acontece com você, acontece comigo e com a maioria das pessoas, quando não…

  • Empréstimos da vida

    De todos os empréstimos que a vida nos faz, o mais difícil de todos é o empréstimo dos filhos. E o pior é que demoramos para cair na real e vermos que são apenas empréstimos. Inicialmente, achamos que são presentes da vida para que nos completemos, para serem nossos receptáculos de sonhos e ambições, para…

  • A medusa que existe em nós

    Desde adolescente senti o peso da solidão. E sei que não estou sozinha nessa barca. Creio que ela nasce com a gente, enrosca-se em nosso viver como uma medusa de mil cabeças, por cujos olhos espiamos a vida passar, sem ter coragem de vivê-la plenamente. E a gente vai espiando, espiando, mas fica de longe,…