Crônicas

  • Um aperitivo

    Se nesse exato momento você abrir um livro didático de história, em qualquer escola pública de Rio Claro, encontrará a vergonhosa denúncia de que nos Estados Unidos, na África do Sul e na Alemanha nazista vigoraram apartheids raciais baseados em hediondas teorias racistas surgidas entre os séculos XIX e XX. Mas não achará, mesmo que…

  • Relação do Piloto Anônimo – 1@ parte: de Portugal a Porto Seguro (Bahia)

    Hoje apresentarei a quarta e última certidão de nascimento do Brasil: a Relação do Piloto Anônimo. E já no título surge a grande questão sobre quem a escreveu. O tradutor desta versão – o professor de História Jean M. C. França – respondeu que a hipótese mais aceita é a do Professor William Greenlee que,…

  • Gratidão à vida

    ,

    Li uma vez que, para a realização pessoal nessa vida é preciso ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Filhos, eu os tive, frutos do amor. Árvores, plantei algumas, curto plantas e flores e me dedico a elas. Livros eu os leio com interesse e prazer. Na simplicidade dessa trilogia: filhos, árvores…

  • O mar

    ,

    O mar me inspira canções, poemas… Quando vislumbro a imensidão e beleza extasiante, lembro-me da narrativa de Eduardo Galeano que diz sobre o deslumbramento do menino em frente ao mar pela primeira vez. Trêmulo pede ao pai: “me ajuda a olhar?” Entendo o menino. Para olhar para o mar, apenas o sentido da visão não…

  • Aconchego

    ,

    As tardes de outono são deliciosas. O clima ameno, o céu de um azul límpido, quase sempre sem nuvens, e um por do sol resplandecente. Curto as tardes de outono, mas me reporto aos meus tempos de menina, quando era tranquilo andar pelas ruas e usufruir toda beleza, toda paz do cair da tarde. E,…

  • O que ainda me encanta

    ,

    Neste mundo tão caótico, com tantos conflitos e desigualdades, com tanto avanço tecnológico e involução da humanidade, eu me pergunto: o que ainda me encanta? Mas aí surgem lembranças de momentos vividos de puro encanamento. Lembro-me da Valsa das Flores de Tchaikovsky no espetáculo Quebra Nozes, exibido no Teatro Municipal em São Paulo. A valsa,…

  • Vida é movimento

    ,

    Aprendi a amar o movimento quando está nele a transformação. E aí está a vida plena de possibilidades e belezas. Se pensarmos o que fomos ontem, o que somos hoje e o que seremos amanhã, nos daremos conta de que não somos os mesmos, estamos sempre mudando. E essa mudança implica em aprimoramento, em horizontes…

  • Quem achou o Brasil para Portugal?

    Dizem que o Brasil tem três certidões de nascimento: as Cartas de Caminha e do Mestre João Faras e a Relação do Piloto Anônimo. Mas quero apresentar outro documento: o livro “Esmeraldo de Situ Orbis”, escrito pelo geógrafo, cosmógrafo e almirante Duarte Pacheco Pereira, o mesmo que participou do Tratado de Tordesilhas em 1494, que…

  • O futuro não é mais como era antigamente

       “Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó.”(Trecho de “Terra Desolada”, de T. S. Eliot.) Memento homo quia és pulvis et in pulverem reverteris; lembra-te, homem, que és pó e ao pó retornarás, esta máxima tem a ver com o futuro e o que todos esperam dele. Almejam que o amanhã traga…

  • Uma História da Chegada dos Europeus à América

    Quero compartilhar com vocês um texto resultante das minhas pesquisas docentes, a qual é a minha interpretação de como tudo aconteceu. Espero que gostem. Vikings Os primeiros europeus a chegarem à América foram os vikings, que se dividiam em normandos e em varegos. Dos normandos vieram dinamarqueses e noruegueses e foram eles que navegaram para…