A Academia de Letras Rio-Clarense (Alerc-SP) é uma instituição fundada com o objetivo de congregar diversos nomes da atividade literária da cidade com o intuito de promover a cultura na cidade no segmento da literatura, por meio de produção de livros, saraus e oficinas, por exemplo. Ao mesmo tempo, ela resgata e celebra os escritores da cidade, do passado e do presente, imortalizando suas obras e contribuições para a cultura local.
O primeiro passo para a formação da instituição foi dado em 7 de maio de 2024. Como forma de comemorar a revitalização do Gabinete de Leitura, foi dada a largada para a construção deste grande sonho dos escritores rio-clarenses: a criação de uma academia de letras para os autores da cidade.
Em agosto de 2024, a Alerc-SP, ainda em formação, foi contemplada com a Lei Aldir Blanc de apoio à cultura. O aporte obtido veio em boa hora para a legalização da instituição, propiciando o lançamento de cinco obras dos acadêmicos a ela vinculados, além de oficinas e de um concurso de contos natalinos.